Já diz o velho ditado: “A vida são 2 dias e o Carnaval são 3”! Mesa farta, brincadeiras e muita folia à mistura são características do domingo gordo e da terça-feira de Carnaval.
A tradição do Domingo Gordo é a de comer pratos bem recheados, tal como o Cozido à Portuguesa e não poderíamos deixar de cumprir essa tradição!
Nos dias 19 e 21 de Fevereiro, ao almoço, não pode perder o tradicional cozido, pelas mãos do nosso Chef Vítor Rocha, no Restaurante Pousadela Village.
Quer saber mais sobre esta tradição? Venha daí!
A origem do Domingo Gordo!

É tradição no Domingo Gordo (domingo antes do Carnaval) comer pratos pesados como o cozido à portuguesa, feijoada ou as papas de sarrabulho.
Em tempos antigos, com a matança do porco por alturas do Natal, as carnes mais gordas eram cuidadosamente guardadas e salgadas pelas famílias para serem saboreadas neste dia. Orelhas, focinho, chispes e caudas eram as partes do porco degustadas apenas no “Domingo Gordo”.
As pessoas precisavam de força para dançar, brincar, puxar as carroças (hoje carros alegóricos), para tocar música, levar os cabeçudos e outras tantas coisas, neste ambiente festivo de Carnaval.
Na sua origem, a palavra Carnaval significa “adeus carne”, ou seja, no dia seguinte, a quarta-feira de cinzas, dá-se início à quaresma e à abstinência que lhe é característica.
Assim, a terça-feira de Carnaval e o domingo que a antecede são dias gordos, de excessos, onde se comem diversas iguarias, em contraste com os dias da quaresma.
Já dizia o antigo: “No entrudo, come-se tudo”!

Mas devem estar a questionar, como é feito o cozido à Portuguesa?
Tipicamente português, o cozido à portuguesa é uma receita de paladares intensos, com grande variedade nas carnes e nos legumes. O cozido é normalmente acompanhado com arroz simples.
Carnes de vaca, pá de porco, carne de galinha, morcela, toucinho fumado, chouriço são algumas das carnes utilizadas, já nos legumes temos couve-lombarda, alho-francês, batata, cenoura entre outros. A forma de fazer o cozido pode variar de pessoa para pessoa de acordo com as preferências, mas a tradição, essa, está sempre lá!
No Carnaval, ninguém leva a mal!


Queijos, chouriços e presuntos são outros prazeres gastronómicos permitidos por tradição nestes dias gordos, e claro que a acompanhar não pode faltar um belo vinho.
Pode degustar de tudo isso no nosso Bar Talefe, em funcionamento durante estes dias, com petiscos bem “gordinhos” para desfrutar com toda família ou amigos.
Faça já a sua reserva!
Email: reservas@pousadela.pt
Contacto: +351 253 646 267
www.pousadela.pt