A Pousadela Village, Lda é um aldeamento turístico situado junto ao Parque Nacional Peneda-Gerês, com uma vista de cortar a respiração sobre a albufeira do rio Cávado, onde é possível desfrutar da calma e serenidade da natureza envolvente.

Da localização privilegiada resulta uma maior preocupação com a sustentabilidade ambiental, visando a minimização dos impactes ambientais associados às suas atividades, fomentando a proteção do ambiente, a prevenção da poluição, a proteção da biodiversidade e a utilização sustentável dos recursos.
O Sistema de Gestão Ambiental, com base na norma NP EN ISO 14001:2015, implementado na Pousadela Village, Lda tem como objetivos:

• Cumprir com as obrigações de conformidade relacionadas com o Ambiente;
• Gerir os riscos e impactes ambientais de forma a mitigá-los, se possível, em situações normais, emergência, acidente ou catástrofe;
• Aplicar uma correta gestão de resíduos gerados, minimizando a sua produção e dando-lhes o destino final adequado;
• Trabalhar com os nossos fornecedores de forma a que procurem métodos de trabalho sustentáveis;
• Gerir os consumos de água e energéticos, essencialmente as originárias de fontes não-renováveis;
• Assegurar a formação contínua dos colaboradores, incentivando a responsabilização, o trabalho em equipa e consciencialização para as questões ambientais;
• Melhorar, de forma contínua, o Sistema de Gestão Ambiental fixando metas e objetivos e avaliando o seu desempenho e cumprimento.

Face a esta Política Ambiental, a responsabilidade pela sua concretização é atribuída a todos os colaboradores da Pousadela Village, Lda. sendo imprescindível o apoio da Administração e o empenho de todos.

Sistema de Gestión Ambiental

Ubicado en un área de alta densidad natural, Pousadela Village siente una mayor responsabilidad de cumplir con el Sistema de Gestión Ambiental en todos los servicios prestados a sus clientes. Dado que la operación diaria de Pousadela Village tiene implicaciones ambientales directas en la energía, las emisiones de carbono, el consumo de materiales, la generación de residuos, el consumo de agua, entre otros, sentimos una gran preocupación, no solo con nuestra comunidad (clientes, empleados, público en general, proveedores, entre otros), pero también con la fauna y flora que nos rodea. Dicho esto, hemos implementado un proceso de mejora continua que se realiza a través de la sensibilización continua de nuestros huéspedes, la capacitación de nuestros empleados y la difusión de nuestra política a los demás accionistas.

Iluminación LED: con esta medida podemos reducir considerablemente el consumo de electricidad.

Luz indicadora para apagar las luces exteriores: Esto evita que las luces exteriores se enciendan innecesariamente.

Climatización a través de bomba de calor: Alimentado por 80% de la energía extraída del aire y 20% de la electricidad.

Paneles solares térmicos: esto nos permite calentar el agua en el edificio principal con energía renovable.

Servicio de lavandería sin limpieza en seco: esto permite reducir considerablemente el consumo de energía ya que todas las toallas, sábanas u otros textiles, después del lavado, se secan naturalmente y sin uso de solventes orgánicos..

Redução do consumo e reutilização de água

Torneiras temporizadas: O aldeamento possui torneiras temporizadas de maneira a diminuir o máximo possível o desperdício de água.

Água proveniente de nascente: Fazemos o aproveitamento da água de uma nascente devidamente controlada para regas, piscinas, etc.

ETAR: Tenemos una ETAR para tratar las aguas residuales de todo lo complejo de acuerdo con la legislación aplicable.

Redução da poluição e preservação da fauna e flora

Vehículos eléctricos: Elegimos vehículos preferentemente eléctricos para reducir la emisión de gases.

Sin herbicidas: para el tratamiento de nuestros jardines no utilizamos herbicidas para no contaminar el suelo.

Reflorestação com plantas autóctones: Todos os nossos jardins, assim como a reflorestação envolvente que fizemos, possuem plantas originárias da Serra do Gerês, de maneira a preservar a fauna e flora originária do nosso meio envolvente, assim como a paisagem.

Reciclagem e reutilização

Separamos resíduos: Procedemos à separação de todos os resíduos produzidos para que sejam encaminhados para o destino adequado.

Encaminhamento do óleo alimentar:Todo o óleo alimentar usado é encaminhado para um operador de gestão de resíduos devidamente licenciado para lhe dar o final adequado – aproveitamento energético.

Com a crescente preocupação com as políticas ambientais e com a cada vez maior necessidade de preservar o nosso planeta, sentimos que é com estes pequenos gestos por parte de todos que ajudaremos a cuidar da sua “saúde” e do planeta.