O outono é a estação das cores quentes, das folhas que caem e das delícias gastronômicas aconchegantes. Entre a variedade de ingredientes que aquecem o coração e o paladar, as castanhas são um dos tesouros mais cobiçados da natureza.
Neste artigo, vamos explorar algumas receitas incríveis que celebram o sabor e a versatilidade das castanhas. Prepare-se para uma jornada culinária repleta de sabores outonais!
Castanhas assadas no forno
Comece pelo básico, as castanhas assadas no forno são um clássico do outono. Faça alguns cortes nas cascas, adicione sal marinho e asse no forno a 200°C por cerca de 20 a 30 minutos. Sirva quentes e crocantes. São um ótimo aperitivo para começar o magusto.
Sopa cremosa de castanhas
Uma sopa de castanhas é reconfortante e perfeita para os dias frios de outono. Cozinhe as castanhas com cebola, alho- francês, cogumelos e caldo de galinha ou de legumes. Após cozidas, bata tudo com a varinha mágica até obter um creme aveludado. Tempere a gosto e sirva com croutons ou bacon crocante.
Ingredientes:
100 g cebola
250 g alho-francês
3 c. de sopa azeite
250 castanhas
1 c. de sobremesa sal
250 g cogumelo Portobello
1,5 L água
croutons q.b
bacon q.b
pimenta preta e salsa q.b
Preparação:
- Descasque a cebola e corte-a em lâminas finas.
- Corte o alho-francês em rodelas, lave e escorra.
- Coloque tudo numa panela e leve ao lume com o azeite e as castanhas. Salpique com uma colher de sobremesa de sal, tape e deixe suar sobre lume muito brando.
- Limpe os cogumelos, reserve 4, se forem pequenos, ou 2, se forem médios, e pique os restantes em pedaços.
- Ponha-os na panela, mexa e deixe cozinhar, tapados, até estarem moles. Regue com a água a ferver e continue a cozer durante mais 30 minutos ou até as castanhas começarem a desfazer-se.
- Triture a sopa com a varinha mágica, rectifique os temperos e a água, se achar que está demasiado espessa. Tempere com pimenta moída qb.
- Corte os cogumelos reservados em lâminas finas e pique finamente as pétalas de tomate.
- Distribua a sopa pelos pratos de servir ou taças e, no centro, coloque os croutons ou o bacon. Enfeite com salsa frisada picada.
Risotto de castanhas e cogumelos
O risotto de castanhas e cogumelos é uma verdadeira joia da culinária outonal. A textura cremosa do risotto combina perfeitamente com a riqueza das castanhas e a sofisticação dos cogumelos. Um toque de queijo parmesão ralado completa essa experiência gastronômica.
Ingredientes:
1 embalagem cogumelos marron 300g
1 chávena arroz para risotto
1 colher de sopa de azeite
1 cebola grande
2 dentes de alho
⅓ chávena de vinho branco
1L caldo de legumes*
1 + 1/4 chávena de castanhas congeladas
1 colher de sopa de creme vegetal para barrar (ou margarina)
Sal e pimenta preta a gosto
1 ramo de tomilho fresco (opcional)
Preparação:
- Num tacho, em lume médio-forte, coloque a cebola e os alhos picados com o azeite. Deixe cozinhar por cerca de 2 minutos.
- Adicione os cogumelos laminados e deixe saltear mais 2-3 minutos.
- Adicione também o arroz. Entretanto coloque o caldo de legumes pronto a utilizar, numa panela em lume brando (para se manter quente).
- Depois de o arroz cozinhar ~2 minutos adicione o vinho branco.
- Adicione ao arroz uma ou duas conchas de caldo de legumes e mexa bem. Deixe cozinhar por cerca de 5 minutos. Adicione as castanhas ao arroz.
- Continue a adicionar caldo aos poucos, mexendo regularmente, até o arroz estar bem cozinhado.
- No final pode adicional sal e pimenta preta a gosto (poderá ser necessário mais ou menos sal dependendo do caldo de legumes que utilizar).
- Desligue o lume. Adicione o creme vegetal (ou margarina) e mexa bem.
- Se desejar, sirva com tomilho fresco.
Castanhas glaceadas
Se pretende fazer uma sobremesa para impressionar, experimente castanhas glaceadas. Cozinhe as castanhas com açúcar e água até formar uma calda espessa e brilhante. Deixe arrefecer e sirva como um doce requintado.
Ingredientes:
500 g de castanhas
400 g de açúcar
1 c. café de extrato de baunilha
750 ml de água (para a calda)
2 unidades de cravo-da-índia
2 paus de canela
1 c. de café de curcuma em pó (opcional)
Preparação:
- Comece por fazer um corte nas castanhas. Depois de as ter cortado todas, leve-as a cozer numa panela de pressão durante 8 minutos após a panela ter ganho pressão. Após os 8 minutos recomendados, desligue e retire a válvula da pressão.
- Com as castanhas ainda mornas remova a sua casca, dado que estando ainda quentes, esse processo torna-se mais fácil. Enquanto descasca as castanhas prepare a calda de açúcar.
- Num tacho junte a água e o açúcar, as especiarias e a baunilha, e deixe formar uma calda em chama média a branda durante 15 minutos.
- Depois de ter a calda pronta introduza as castanhas e deixem que cozinhem em chama branda por mais 15 minutos. Desligue e deixe que as castanhas permaneçam na calda por 12 horas.
- Forre um tabuleiro de forno com papel vegetal e disponha as castanhas sobre o papel e reserve a calda. Leve as castanhas a secar durante 30 minutos a 1 hora à temperatura de 130 °C, conforme o seu forno. Pode deixar a porta do forno semiaberta para que as castanhas não queimem.
- Guarde as castanhas em frasquinhos com a calda.
No dia de São Martinho, lume, castanhas e vinho!
Lembre-se de que o magusto é uma tradição de outono e uma oportunidade para desfrutar da companhia dos amigos ou da família. Não se esqueça de preparar algumas bebidas, como vinho ou a jeropiga, para acompanhar estas deliciosas receitas. Aproveite a magia do outono na sua cozinha!