Inserida numa zona de alta densidade natural, a Pousadela Village sente uma responsabilidade acrescida no cumprimento do Sistema de Gestão Ambiental em todos os serviços fornecidos aos seus clientes. Visto que a operação diária da Pousadela Village tem implicações ambientais diretas na energia, emissões de carbono, consumo de materiais, produção de resíduos, consumo de água, entre outros, sentimos uma alta preocupação, não só com a nossa comunidade (clientes, colaboradores, público em geral, fornecedores, entre outros), mas também com a fauna e flora que nos rodeia. Posto isto, implementamos um processo de melhoria contínua que é feito através de ações permanentes de sensibilização dos nossos hóspedes, formação dos nossos colaboradores e divulgação da nossa política junto dos restantes stackeholders.

Medidas que adotamos para:

Redução do consumo de energia

Iluminação LED: Com esta medida conseguimos reduzir consideravelmente o consumo de eletricidade

Luz sinalizadora para desligar as luzes exteriores: Isto evita que as luzes exteriores fiquem ligadas desnecessariamente.

Climatização a bombas de calor: alimentadas por 80 % de energia extraída do ar e 20 % de eletricidade.

Painéis solares térmicos: Isto permite que tenhamos em todo o edifício principal água aquecida através de uma energia renovável.

Lavandaria sem lavagem a seco: Isto permite reduzir consideravelmente o consumo de energia pois todas as toalhas, lençóis ou outro tipo de têxtil, depois de lavado, é seco naturalmente e sem utilização de solventes orgânicos.

Redução do consumo e reutilização de água

Torneiras temporizadas: O aldeamento possui torneiras temporizadas de maneira a diminuir o máximo possível o desperdício de água.

Água proveniente de nascente: Fazemos o aproveitamento da água de uma nascente devidamente controlada para regas, piscinas, etc.

ETAR: Possuímos uma ETAR para tratar a água residual de todo o aldeamento em cumprimento com a legislação aplicável.

Redução da poluição e preservação da fauna e flora

Veículos elétricos: Optamos por veículos preferencialmente elétricos, de maneira a reduzir a emissão de gases.

Ausência de herbicidas: Para o tratamento dos nossos jardins não recorremos ao uso de herbicidas de maneira a não poluir os solos.

Reflorestação com plantas autóctones: Todos os nossos jardins, assim como a reflorestação envolvente que fizemos, possuem plantas originárias da Serra do Gerês, de maneira a preservar a fauna e flora originária do nosso meio envolvente, assim como a paisagem.

Reciclagem e reutilização

Separamos resíduos: Procedemos à separação de todos os resíduos produzidos para que sejam encaminhados para o destino adequado.

Encaminhamento do óleo alimentar:Todo o óleo alimentar usado é encaminhado para um operador de gestão de resíduos devidamente licenciado para lhe dar o final adequado – aproveitamento energético.

Com a crescente preocupação com as políticas ambientais e com a cada vez maior necessidade de preservar o nosso planeta, sentimos que é com estes pequenos gestos por parte de todos que ajudaremos a cuidar da sua “saúde” e do planeta.