Para os mais ousados e corajosos, a Pousadela Village preparou um percurso com mais adrenalina e aventura, o Percurso da Víbora que conta com 2,7 km de plena comunhão com a natureza.
A víbora-cornuda (Vipera latastei) é uma das espécies de serpentes que existe em Portugal, e tem a particularidade de ser venenosa. Mas calma, antes de começar a imaginar um filme de terror do género Anaconda, e que vai ser atacado a qualquer momento, vamos dar a conhecer um pouco mais sobre a espécie.
Também é importante dizer que a víbora-cornuda só ataca pessoas quando se sente ameaçada. Não se preocupe, quando tal acontece, a sua mordedura normalmente não é fatal.
Mas calma, antes de começar a imaginar um filme de terror
É bom saber que se trata de uma pequena serpente que se alimenta sobretudo de ratos e sapos, com um comprimento que varia entre 50 e 60 centímetros. O seu “focinho” proeminente que faz lembrar um pequeno corno, foi quem lhe deu o nome de víbora-cornuda.
Este réptil hiberna entre outubro e março nas zonas mais frias do interior do país, já a época de reprodução acontece em setembro. No que conta à alimentação, a sua estratégia é bem clara e preguiçosa, caça vulgarmente durante o dia ficando estática à espera que um petisco passe perto, de seguida morde-o e deixa o veneno atuar, só quando a sua presa fica imóvel é que se dá ao trabalho de a ir comer.
Não só de víboras se faz este passeio, para os enamorados dos cânticos dos passarinhos, durante esta aventura pode observar uma grande diversidade de espécies como a estrelinha‐real, o rouxinol, o papa‐amoras ou o gavião. Destaque ainda para um mamífero muito pespineta e ágil como a gineta, apesar de ser uma sorte ver este animal, pois é mais nocturno, passando o dia a dormir refugiado em grutas, árvores ocas, rochas ou em qualquer tipo de abrigo que a resguarde.
Sem dúvida não pode perder esta aventura, arrisque sem medos, e verá que vai gostar. Mas atenção, é capaz de não ser boa ideia pegar em víboras ou outra serpente qualquer que não saiba identificar. Respeite a natureza e o espaço dos pequenos animais e tudo correrá bem.