A Páscoa chegou e com ela o fim de semana prolongado! Sabemos que as crianças tem muita energia e que muitas vezes não as conseguimos acompanhar como gostaríamos.
A pensar nisso, temos algumas dicas de como entreter as crianças com brincadeiras criativas e divertidas, que podem ser feitas por toda a família.
Venha daí, inspire-se e crie momentos especiais nesta Páscoa!
Pintar ovos da Páscoa
Pintar ovos pode ser muito divertido e é uma ótima forma de entreter as crianças nesta Páscoa. Só precisa de ovos, tintas e muita imaginação.
Pode optar por pintar apenas as cascas dos ovos, ovos cozidos ou ovos de cartão à venda em várias lojas. Para esvaziar os ovos, basta fazer dois furos com uma agulha grossa, na parte de cima e de baixo do ovo. Depois, sopre para dentro de um dos furos e a gema e a clara sairão do ovo. Cuidado ao fazer os furos, não use muita força para não se partirem. Vai precisar também de pincéis e de tintas, como aguarelas, guaches ou marcadores.
Agora, é só deixar as crianças usarem a imaginação, vale tudo! No final, junte os ovos e faça uma divertida caça ao ovo!
Caça aos ovos!
A Caça aos Ovos é a brincadeira mais tradicional da páscoa e não poderia falta nesta pequena lista de atividades.
Os ovos devem ser escondidos pela casa ou se o tempo permitir no exterior, as crianças devem procurá-los, seja criativo na hora de os esconder.
Esta brincadeira, poderá ter pistas, a originalidade está nas suas mãos. Pode fazer pegadas de coelho, frases com enigmas ou mapas ilustrativos, o importante é que os pequenos se divirtam e encontrem os ovos.
Se for mais que uma criança a brincar, deve explicar que cada uma tem direito a um ovo e assim que o encontrar, ficará a aguardar até que todas tenham os seus ovinhos nas mãos.
Corrida com ovo na colher!
A brincadeira do ovo na colher é excelente para trabalhar o equilíbrio, a agilidade, a velocidade e a concentração das crianças. Pode ser realizada em qualquer ambiente, em casa ou ao ar livre.
O objetivo da brincadeira é fazer um trajeto, de um ponto a outro, sem deixar o ovo cair. A boca segura a colher sobre a qual se equilibra um ovo.
Sugerimos que use ovos de brincar ou ovos cozidos pintados pelas mesmas, no final da brincadeira as crianças podem petiscar e comer os ovinhos!
Coelhinho sai da toca!
Sabe aquele tradicional jogo da dança das cadeiras? É muito parecido e igualmente animado. Neste caso, como se trata de “coelhinhos” à procura da “toca”, deve sempre existir menos uma toca do que o número total de participantes.
Para começar, deve fazer círculos com giz no chão para criar as “tocas”, já a brincadeira vai funcionar da seguinte forma: os pequenos devem estar no centro até que um adulto grite “Coelhinho, sai da toca!”, nesse momento, as crianças devem correr para ficar nos círculos, mas um ficará de fora. Ao fim de cada rodada, elimine uma das tocas e continue a brincadeira. O vencedor será o que se abrigar na última toca do coelho.
O Salto do Coelhinho!
No jardim, faça duas marcas com uma pequena distância entre elas (pode ser com giz ou com uma corda). Peça para que as crianças saltem de um lado ao outro e, pouco a pouco, vá aumentando a dificuldade, separando as marcas, contudo vá tendo em atenção o pequeno comprimento das pernas dos nossos jogadores de palmo e meio.
Para tornar a brincadeira mais divertida, usem disfarces de coelhinhos, com arcos de orelhinhas ou com pinturas na cara para que os pequenos entrem no espirito da páscoa.