Com certeza que em algum momento da sua vida já ouviu a palavra “desfolhada”, nem que fosse pela voz da nossa querida Simone de Oliveira na música “Desfolhada Portuguesa”, emblemática no Festival da Eurovisão de 1969, com o eterno refrão “em cada espiga a desfolhada”.
Mas, deve estar a perguntar, o que é isso da “desfolhada”?
A desfolhada...
Quando o setembro se despedia para entrar outubro, dava-se início à desfolhada, que nada mais é do que retirar a espiga (ou maçaroca) da planta, que se chama milho.
A história...
No passado, os agricultores cortavam as canas do milho durante o dia e transportavam-nas aos ombros ou em carros de bois dos campos até às eiras. À noite, nas eiras, as pessoas do lugar faziam roda para retirarem a espiga (ou maçaroca) do milho. A tradição da espiga vermelha era a alegria de todos. Quem a encontrava dava abraços a toda a gente e um beijo ao seu apaixonado/a. O ambiente, era de festa e confraternização, homens e mulheres, animados por cantares e danças, divertiam-se numa autêntica festa à moda do Minho, com comes e bebes.
Atualmente, a desfolhada é uma festa emblemática de Outono, recriada todos os anos pela Câmara Municipal de Vieira do Minho, onde os mais velhos podem recordar as tradições e os mais novos podem descobrir uma das atividades agrícolas mais genuínas do mundo rural.
"Desfolhada Tradicional"
Para reviver uma das mais puras manifestações culturais minhotas, o município de Vieira do Minho promove, domingo, dia 18 de setembro, uma desfolhada tradicional na Praça Dr. Guilherme de Abreu.
Programa
15:00 H – Desfolhada Tradicional
15:30 H – Rancho Folclórico “Os Ceifeiros de Cantelães”
17:00 H – Grupo de Cantares do Município de Vieira do Minho