Uma tour pelas cascatas do Parque Nacional da Peneda-Gerês pode ser uma experiência maravilhosa para os amantes da natureza, fotografia ou para aqueles que desejam desfrutar da serenidade do cenário envolvente.
Existem várias cascatas impressionantes na região e pontos turísticos que valem a pena ser explorados e, para os aproveitar ao máximo, sugerimos que desfrute do passeio com um guia local, deste modo poderá ter informações valiosas sobre todos os pontos de interesse e garantir a sua segurança durante a visita.
No nosso catálogo de atividades poderá encontrar várias tours disponíveis, mas como a favorita da maioria dos nossos hóspedes é a “Tour Cascatas” queremos que descubra um pouco mais sobre esta aventura.
Dicas do que levar:
Esta tour tem duração de 4 horas, para que se sinta confortável durante toda a visita, sugerimos que leve alguns destes itens:
- Voucher da atividade, que deve entregar ao guia;
- Roupa e calçado apropriado;
- Chapéu e Protetor solar;
- Toalha de banho, roupa de banho;
- Mochila, água e lanches;
- Máquina fotográfica;
- Muita alegria e boa disposição!
Tudo a postos?
A Tour Cascatas é realizada num jipe 4×4 com um guia local privado. Percorre alguns dos pontos de maior interesse da Serra do Gerês, incluindo as principais cascatas e os miradouros mais emblemáticos. Para chegar a alguns desses pontos, será necessário realizar pequenos percursos a pé, mas não se preocupe, a dificuldade é média ou reduzida e terá sempre a ajuda preciosa do nosso guia.
Venha descobrir todos os pontos de interesse que pode conhecer ao realizar esta tour connosco!
A Tour vai começar......
Porta PNPG em Campo Gerês
A Porta do Campo do Gerês, inserida no Museu Etnográfico de Vilarinho da Furna, é um espaço direcionado para prestar informações sobre o Parque Nacional. Aqui têm acesso a diversos conteúdos, incluindo exposições etnográficas.
O espaço é composto por salas temáticas: Sala “História da Terra I e II” que descreve a formação da Serra do Gerês, a sala “História da Chuva” onde se retrata a água e toda a biodiversidade, a “Sala do Bosque”, a Sala “Território Museu e Montanha” que aborda a ocupação do território, e por último, a “Sala Geira”, uma sala didático-pedagógica que fala da Via Romana – Geira Romana.
Geira Romana
A Geira Romana, é uma antiga estrada romana que se estendia desde Bracara Augusta (atual cidade de Braga) até Asturica Augusta (atual cidade de Astorga, na Espanha). A estrada era uma importante via de comunicação e comércio durante o período romano, pavimentada com pedras, possuía pontes, marcos miliares e estações de descanso ao longo do percurso.
Atualmente, parte da Geira Romana está preservada e é possível percorrer partes da estrada a pé ou de bicicleta, desfrutando das paisagens e do legado histórico deixado pelos romanos. É entusiasta de história e arqueologia? Este percurso é para si!
Albufeira de Vilarinho das Furnas
A Albufeira de Vilarinho das Furnas era uma antiga aldeia que foi submersa pela construção da barragem de Vilarinho das Furnas, a albufeira está situada na freguesia de Campo do Gerês, concelho de Terras de Bouro.
Atualmente, a albufeira tornou-se um local turístico, atraindo a atenção dos que desejam observar as ruínas submersas da antiga aldeia durante os períodos de seca. A paisagem única atrai os curiosos que desejam testemunhar a história e o patrimônio que permaneceu submerso.
Mata da Albergaria
A Mata da Albergaria é uma extensa área de floresta localizada no Parque Nacional da Peneda-Gerês. É uma das maiores e mais bem preservadas áreas florestais do parque, abrangendo uma extensão de aproximadamente 5.000 hectares.
A mata é conhecida pela sua diversidade biológica, com uma grande variedade de espécies de flora e fauna. Dentro da mata, existem vários trilhos e caminhos que pode percorrer, para explorar e apreciar a beleza natural, contando ainda com vários miradouros com vistas panorâmicas incríveis.
Cascata e Lagoas Ponte Feia
A Ponte Feia liga as margens do Rio Homem entre a Mata de Albergaria e a Mata de Palheiros na Serra do Gerês.
Lá, podemos encontrar a Cascata da Albergaria da Ponte Feia, mais um recanto de beleza indescritível do Parque Nacional Peneda-Gerês.
Se é um/a amante de natureza, prepare-se para encontrar algumas das paisagens mais bonitas do Parque.
A Ponte Feia não é a mais bonita (tal como o nome indica), nem é a mais recente, mas é uma das que oferece a melhor paisagem sobre as cascatas do rio Homem. É possível que durante o Verão encontre menos fluxo de água, mas no Outono o caso muda de figura e a água adquire uma força impressionante!
Cascata da Portela do Homem
A Cascata de Portela do Homem é um dos destinos mais populares do parque. Localizada na fronteira entre Portugal e Espanha, esta cascata é conhecida pela sua beleza cénica e águas cristalinas.
Situa-se na aldeia da Portela do Homem, na freguesia de Rio Caldo, e pode chegar lá através de uma caminhada agradável e relativamente fácil. À medida que caminha, será envolvido pela exuberante vegetação do parque e poderá desfrutar de vistas magníficas sobre o vale.
A Cascata é muito popular durante o verão, por isso, se pretende visitá-la, é aconselhável ir cedo para evitar grandes multidões. Não se esqueça de levar calçado adequado para caminhadas.
Cascata de Leonte
Uma das belas quedas de água do Gerês, está situada na freguesia de Cabril, no concelho de Montalegre. A sua imponência e beleza cênica são únicas, a água cai de uma altura considerável formando uma piscina natural, proporcionando um espetáculo impressionante. Para lá chegar é necessário percorrer um trilho a pé, pois esta cascata está numa zona mais escondida do parque. Recomendamos que use calçado confortável e que tenha cuidado ao caminhar nos terrenos irregulares.
Miradouro da Pedra Bela
A Pedra Bela é uma formação rochosa de grande beleza natural, cercada por paisagens encantadoras, localizada no coração do Gerês. Conhecido pelas suas montanhas, rios, cascatas e trilhos, o Gerês é o destino preferido dos amantes da natureza e praticantes de atividades ao ar livre. Se é um destes apaixonados, a Pedra Bela, em particular, oferece-lhe uma vista panorâmica incrível de toda a área circundante, proporcionando-lhe uma experiência única e fotografias lindíssimas para recordação.
Cascata do Arado
A Cascata do Arado é uma das cascatas mais impressionantes e populares do Gerês. Situada na freguesia de Vilar da Veiga, esta cascata oferece uma visão deslumbrante da natureza no seu estado mais selvagem.
Para chegar à cascata é necessário realizar uma caminhada relativamente fácil, mas com algumas zonas íngremes. A caminhada é recompensada com uma vista espetacular da cascata e das paisagens envolventes. O trilho passa por riachos, zonas verdes e formações rochosas.
Um dos pontos altos da cascata do Arado é a localização, enquanto desfruta da beleza da cascata, pode apreciar as montanhas, vales e zonas verdes, criando um cenário perfeito para relaxar e conectar-se com a natureza
Miradouro da Ermida
O Miradouro da Ermida oferece uma vista panorâmica deslumbrante das montanhas, vales e paisagens naturais ao redor da aldeia da Ermida.
Durante o percurso, pode desfrutar da beleza da natureza, das florestas, riachos e de um ambiente super tranquilo e acolhedor.
Ao chegar ao miradouro, a cerca de 550m de altitude, terá uma vista privilegiada da região. É um lugar perfeito para apreciar a paisagem, tirar fotos panorâmicas e desfrutar da tranquilidade.
Um dos principais motivos para visitar a Ermida é a Cascata da Rajada, uma das cascatas mais surpreendentes do Gerês e um autêntico pedacinho do céu escondido na serra. O único acesso à cascata é através de um trilho pedestre (2,5 km linear).
Albufeira da Caniçada
A Albufeira da Caniçada é uma barragem localizada no Rio Cávado, e uma das principais albufeiras da região. Construída com o objetivo de gerar energia hidroelétrica e regular o fluxo do rio, é muito apreciada pelos entusiastas de desportos aquáticos, como vela, canoagem, jet ski e pesca.
As águas calmas e serenas da albufeira proporcionam as condições ideais para estas atividades, e a paisagem ao redor da albufeira também é popular para caminhadas, piqueniques e momentos de lazer à beira da água.
Miradouro Junceda
O miradouro da Junceda fica situado 915 m de altitude, sendo possível apreciar todo o vale do Gerês. Este é um dos quatro miradouros que compõe o trilho pedestre PR6 – Trilhos dos Miradouros, sendo o ponto mais elevado.
O acesso é feito por um estradão em terra batida, com cerca de 2,5 km, que faz a ligação entre Campo do Gerês e a Vila do Gerês, é um pouco difícil, embora seja possível chegar se tiver uma viatura todo o terreno, mas o mais seguro é fazer o percurso a pé, aproveitando para contemplar a fauna e flora envolventes.
Voltas de São Bento
Para terminar em grande a nossa tour, as “Voltas de São Bento” são passagem obrigatória. Um dos mais belos miradouros do Gerês, embora seja pouco conhecido, situa-se na estrada entre a Vila do Gerês e o Campo Gerês, com vistas fenomenais desde o Santuário de São Bento da Porta Aberta até à Portela do Homem e a Mata da Albergaria, com todo o vale do rio Gerês por baixo.
Assim terminamos a nossa visita, apreciando toda a paisagem envolvente, regressando a Campo Gerês.
Ficou curioso?
Se achou esta tour interessante, saiba que a pode realizar em qualquer altura do ano, sugerimos que consulte a disponibilidade, ou realize a reserva com antecedência, principalmente no verão, onde a afluência de pedidos é maior.
Poderá entrar em contacto pelo telefone ou enviar email:
Telefone: +351 253 646 267
Email: reservas@pousadela.pt