Gosta de festas populares? É bom num pezinho de dança?
De 6 a 9 de Outubro, a famosa Feira da Ladra está de volta, serão 4 dias de muita festa, comida e animação! Convidámo-lo a saber mais sobre esta feira e a celebrar as tradições de Vieira do Minho.
Como surgiu o nome?
Sabemos que “Feira da Ladra” tem designações diferentes em vários pontos do país, mas no caso específico de Vieira do Minho, diz-se que o nome surgiu por uma tradição muito curiosa dos habitantes locais.
Antigamente, como a deslocação até à feira era feita a pé, as pessoas, como forma de apoio à caminhada, recorriam à ajuda de um pau. Esse pau, em forma de forquilha, permitia que ao longo do trajeto, fossem “roubando” as uvas das latadas, divertindo-se a saborear os cachos das uvas durante o percurso. Curiosamente o pau foi batizado de “ladra” (por que será), dando assim origem ao nome da feira.
Exposição de produtos locais
Com uma longa tradição e milhares de visitantes, conta com um programa diversificado, que inclui espetáculos musicais, pirotecnia, folclore, diversões, provas equestres, exposições, concursos pecuários, comes e bebes, e não nos podemos esquecer da tradicional Feira de Produtos Locais.
O maior cartaz cultural da região...
A nível musical, a edição deste ano vai trazer a Vieira do Minho, como cabeça de cartaz, os Santamaria, dia 8 de Outubro. Estão ainda confirmadas as presenças de GM Tributo aos Xutos (dia 5 de outubro), Os Quatro e Meia (dia 7 de outubro) e José Alberto Reis (dia 9 de outubro).
É, ainda uma excelente oportunidade de negócio para produtores regionais, quer para agricultores, criadores de gado, artesãos, operários, comerciantes e industriais. Mais que tudo, é um momento de diversão, convívio, entretenimento e, sobretudo, um excelente veículo de promoção regional.
Celebre em festa as tradições de Vieira do Minho!
“É uma festa de todos e para todos, porque nela cabem todas as faixas etárias e sociais do concelho onde se exibem as mais puras tradições populares” – CM Vieira do Minho