O Soajo é uma das mais típicas e pitorescas aldeias do concelho de Arcos de Valdevez e situa-se numa das vertentes da serra com o mesmo nome.
A Vila é muito conhecida pelo seu grandioso núcleo de espigueiros (classificados como Imóvel de Interesse Público) e pelo centro histórico, onde se encontra o famoso Pelourinho.
Se visitar a vila não deixe de apreciar a arquitetura local e os arruamentos, que com o pavimento em granito, ainda preservam a matriz medieval, o que torna a experiência mágica.
O Soajo é lindo, cativante e cheio de tesouros naturais para descobrir, comece já a preparar a escapadinha que nós temos as melhores sugestões!
Fonte: Visitarcos.pt
A Terra dos Espigueiros!
Fonte: visitarcos.pt
Os 24 espigueiros são a maior atração do local, enormes lajes de granito, situadas no centro da vila, formam a chamada Eira Comunitária do Soajo.
Um dos espigueiros mais antigos data de 1782, as paredes têm pequenos rasgos para o ar circular entre as espigas, que vão ficando empilhadas no interior, no cimo, têm uma pequena cruz que mostra a devoção das populações e o pedido de proteção divina para os seus cultivos. Alguns destes espigueiros ainda são utilizados hoje em dia pela população para a secagem do milho.
É um local maravilhoso para descansar e poder contemplar a magnífica paisagem da Serra do Soajo.
Como chegar »
O cão Sabujo da Serra de Soajo
Fonte: Soajo notícias
“Sabujo” pela sua robustez e valentia, o cão do soajo, era muito utilizado para prender as feras ou caça grossa, nomeadamente o javali.
Estes amigos de 4 patas tinham a particularidade de ser os cães oferecidos aos reis de Portugal, permitindo assim aos Soajeiros não pagar impostos, não prestar serviço militar, venderem os seus gados para Espanha e não trabalharem em castelos, ruas e pontes.
Não é um cão qualquer, segundo Jorge Lage (conhecido investigador e criador) “é praticamente, a matriz de muitos cães portugueses”, e por sua iniciativa, fica retratada a identidade e a essência do cão como “animal de gado e de caça” numa estatua dedicada aos cães e aos seus cuidadores.
Pelourinho, um Monumento Nacional!
Fonte: cmav.pt
O pelourinho do Soajo, datado do século XVI, é único no seu género e um dos mais enigmáticos exemplares do seu tipo.
Um esteio ao alto, semelhante a um homem, com um triângulo no topo, a lembrar um chapéu de três bicos, é desde 1910 Monumento Nacional.
Pensa-se que o ano da sua construção, será 1514, quando D. Manuel concedeu privilégios de Vila a Soajo, iniciando a sua funcionalidade de marco jurisdicional, ou seja, podemos dizer de uma forma mais simples que este pelourinho era considerado um “tribunal”.
É um ótimo ponto de paragem, se gosta de lendas e histórias, sugerimos que leia a Lenda do Juiz do Soajo.
Como chegar »
Poço Negro, com águas cristalinas!
Fonte: PNPG ; Partiu pelo Mundo
O Poço Negro encanta quem o visita, é uma verdadeira beleza natural, por isso mesmo é considerado uma das cascatas mais bonitas da zona, situa-se num vale profundo do rio Adrão, a menos de 1 km da vila de Soajo.
De negro, não tem nada, já que a sua água é cristalina e convida a banhos, mas sugerimos que só o faça no verão, já que é bastante fresquinha.
No local não há serviços, vá prevenido com água e lanche se a sua intenção for passar um longo período de tempo por lá!
Como chegar »
Ponte da Ladeira, explore a natureza!
Fonte: PNPG; Partiu pelo Mundo
Se gosta de caminhadas, não deixe de explorar o Caminho da Ladeira. O circuito é pequeno (esforço físico baixo) e a paisagem compensa. A caminhada pelo rio Adrão passa pela Ponte Medieval da Ladeira, pelo Moinho, Lagoa do Poço Negro, Poço das Canejas e pelo Poço do Luzio.
O caminho é desnivelado, por essa razão, recomendamos levar calçado apropriado para caminhadas. O percurso inicia junto à placa “Caminho da Ladeira” (próximo aos Espigueiros de Soajo).
Como chegar »
Direções: Pousadela Village » Soajo
Veja também…
Gosta de natureza, aventura e caminhadas?
Vai gostar de conhecer a nossa app de trilhos aqui »
Gosta cultura e de conhecer aldeias com fortes tradições históricas?
Vai gostar de ler »