Com certeza que já ouviu a frase “quem gosta de coisas velhas, é o museu”, mas podemos dizer que os museus são muito mais do que locais onde são conservados objetos antigos, são lugares de preservação de memórias!
Para além de serem um meio de proteção do património material e imaterial, os museus desempenham um papel de grande relevância na promoção da diversidade cultural.
No caso de Vieira do Minho e arredores, há muito por descobrir, desde magníficas obras de arte, a caminhos romanos ou a aldeias totalmente submersas, são imensos os espólios de grande riqueza cultural e histórica, que poderá apreciar em museus incríveis.
Tem curiosidade em saber mais? Fique com as nossas sugestões de museus…
Casa Museu Adelino Ângelo
A Casa Museu Adelino Ângelo está instalada na Casa de Lamas, símbolo da riqueza patrimonial de Vieira do Minho ao serviço da comunidade local e regional.
É uma casa com uma movimentada história, bem à medida das gentes do Minho, está referenciada como um espaço de atividades culturais, nomeadamente exposições temáticas.
Na Casa Museu, que tem o nome do Mestre Adelino Ângelo, nascido a 8 de Novembro de 1931, casa de seus pais, poderá apreciar as suas pinturas, uma coleção de quadros que semestralmente é renovada, para que todos possam usufruir do conhecimento da sua obra impar.
Ecomuseu "Vezeira e a Serra"
Denominado “Vezeira e a Serra”, este centro interpretativo visa promover o território inserido no Parque Nacional da Peneda-Gerês. Com a criação de rota temáticas, vai ser possível que os visitantes tenham contacto com as cabanas dos pastores, as lagoas, os currais, os lagares e os moinhos. Estes elementos são sinais da presença humana nesta reserva da biosfera, área de alto valor ecológico.
Museu Etnográfico de Vilarinho da Furna
O Museu Etnográfico surge da vontade manifestada pelos antigos habitantes da extinta aldeia de Vilarinho da Furna, com a função de albergar o espólio recolhido.
O espólio concentrado representava o sector agrário, as tradições comunitárias, a vida doméstica e a ruralidade genuína da vida dos habitantes da aldeia.
Esta aldeia foi submersa no início dos anos 70 e com ela grande riqueza etnográfica, que parcialmente está bem retratada na exposição do museu, sobretudo as atividades agro-silvo-pastoris, vivências e espírito comunitário do seu povo, das habitações e outras histórias do passado.
Museu da Geira
O Museu da Geira é totalmente dedicado ao XVIII Itinerário de Antonino, uma importante estrada militar romana que ligava Bracara Augusta (atual Braga) a Asturica Augusta (atual Astorga, em Espanha), num percurso de 215 milhas romanas. A forma como esta via foi planeada, técnicas de extração de pedra, construção da via e das pontes, são algumas das temáticas exploradas no museu.
Como chegar »
Museu do Ouro de Travassos
O Museu do Ouro localiza-se na freguesia de Travassos na Póvoa de Lanhoso, foi inaugurado no dia 3 de Março de 2001 com o objetivo de divulgar e valorizar o trabalho de ourivesaria.
A arte do ouro é visível numa variedade enorme de peças como colares de contas, relicários, argolas, cruzes de Malta, peitorais ou crucifixos. De cunho artesanal, tanto segue as linhas tradicionais como se aventura por um design mais moderno.
A exposição integra equipamentos das oficinas, utensílios de ourives, alguns objetos em prata e diversas peças de ouro, incluindo achados arqueológicos como um diadema da Idade do Cobre e um brinco romano.
“Os museus são instituições que procuram representar a diversidade natural e cultural da Humanidade, desempenhando um papel essencial na proteção, preservação e transmissão do património.” – Comissão Nacional da UNESCO